9 MIL REAIS PARA QUEM PASSAR “TROTES” NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIAS NO ESPIRITO SANTO É O QUE PREVÊ PROJETO DE DENNINHO SILVA

4298

O deputado estadual mais atuante da Assembleia Legislativa do ES DENNINHO SILVA,  quer multa de 9 mil reais para trotes em serviços de urgência,  o Projeto de Lei (PL) 158/2024 pode gerar uma revolução social de prevenção contra os trotes em serviços públicos no ES.                                                                                                        além de punir adultos vai fazer com que os pais aumentem a vigilância sobre os filhos menores.

Segundo iniciativa de Denninho, telefônicas teriam a responsabilidade de identificar proprietários de linhas de onde partem chamadas indevidas de má-fé.

 

 

Denninho Silva
ENDURECIMENTOS PARA “TROTES” NO ESPIRITO SANTO                          “Considera-se trote o acionamento indevido que ocorre de má- ou que não tem como objetivo o atendimento a uma situação real que justifique o acionamento, exceto nos casos de erro justificável”, define a nova Lei.

O alto número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) levou o deputado Denninho Silva (União) e elaborar uma proposta para inibir esse comportamento, além de punir os envolvidos. A medida abrange também outros deslocamentos de mesma natureza, como de combate ao incêndio e de atendimento policial.

 

Pela medida, uma vez identificados os números de onde partem as ligações indevidas de má-fé, essa relação será repassada para que as telefônicas, em 30 dias, identifiquem os proprietários das linhas, sob pena de multa de 500 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) – hoje de R$ 2.251,60 – com possibilidade de duplicação se houver reincidência.

 

Penalização

Conforme o Projeto de Lei (PL) 158/2024, uma vez constatados o proprietário da linha ou o responsável pela ligação, relatórios serão enviados ao órgão estadual para que tome as providências, incluindo o envio da multa junto com o auto de infração ao endereço do infrator.

 

PROJETO DE DENNINHO SILVA PODERÁ DESAFOGAR  OS TROTES NOS  ATENDIMENTO DO SAMU-ES

Nesse caso, o valor da penalidade será de 2 mil VRTEs – correspondentes hoje a R$ 9.006,40 – que será cobrada em dobro caso haja reincidência. A matéria abre possibilidade ainda para que essa cobrança seja feita no âmbito judicial se o pagamento por via administrativa não tenha resultado.

Antes da execução, porém, a proposição garante aos envolvidos um prazo de 30 dias para que apresentem defesa junto ao órgão competente, o qual avaliará sobre a possibilidade do cancelamento da multa.

O texto de Denninho tem um viés educativo, uma vez que sugere campanhas de conscientização sobre os malefícios causados pelos trotes junto aos serviços de urgência e emergência.

“Esses trotes, variando desde ligações inocentes de crianças até simulações complexas e realistas de emergências, levam a uma mobilização desnecessária de recursos, incluindo pessoal e veículos. Tais ações não apenas desviam recursos críticos de situações de emergência autênticas, mas também impõem um ônus financeiro considerável ao estado”, justifica o autor.

 

DENNINHO SILVA PROTEÇÃO AOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIAS NO ES

Para ilustrar a situação, ele apresenta no projeto um dado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segundo o qual um único número telefônico foi identificado como origem de 4.386 acionamentos indevidos do Samu 192 entre 2019 e 2023.

Tramitação 

A matéria vai receber parecer dos deputados das comissões de Justiça, de Saúde, de Segurança e de Finanças.

DENNINHO SILVA PROJETOS PREVENTIVOS SEMELHANTES A ATUAÇÃO DO EX DEPUTADO EUCLÉRIO SAMPAIO