Ex vereadora da capital por 05 mandatos, Neusinha de Oliveira está filiada no PRD ao lado de Duda Brasil e Mauricio Leite, numa disputa que promete muitas emoções. Mulher forte ligada à base do prefeito de Vitória, Neusinha de Oliveira foi cogitada para compor à chapa majoritária como vice prefeita, mas preferiu voltar à Câmara Municipal de Vitória em 2025.
HISTÓRICO
Ligada aos movimentos sociais da capital e também ao carnaval capixaba aonde chegou a ser presidente da escola de samba da Consolação, a Pega no Samba .
Neuzinha foi eleita vereadora em Vitória nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Analisando os votos nominais recebidos por cada vereadora eleita nos 78 municípios do Espírito Santo, Neuzinha foi a vereadora mais bem votada do estado em todas as eleições que disputou. A maior votação dela ocorreu em 2008, quando recebeu 4.775 votos.
Lutando sempre para que não haja diferenças entre os cidadãos de Vitória, Neuzinha apresentou à Câmara de Vitória, e em seguida foi sancionada, a Lei nº 8.422, que equipara a pessoa com Transtorno do Espectro Autista à pessoa com deficiência.
“Vim do povo e vivi intensamente muitas situações que meus eleitores vivem. Quando elaboramos um Projeto de Lei, significa atender o clamor da população e assegurar a extensão dos direitos conquistados na Lei Orgânica do Município pelos portadores de deficiência aos autistas, promovendo uma melhor qualidade de vida e inserção social do indivíduo autista e de sua família”, destacou Neuzinha.
Preocupada com o meio ambiente foi sancionada em abril a Lei º: 8.454 que institui no Município a campanha “Descarte Responsável”.
LEIS IMPORTANTES DE NEUSINHA DE OLIVEIRA
A Lei propõe a conscientização da população para a coleta de remédios com a data de validade vencida. deteriorados ou inutilizáveis, conforme determina a Anvisa. Isso evitando intoxicações por seus uso inadequado, ou que sejam descartados no meio ambiente.
“Fala-se tanto sobre preservação do meio ambiente, em como evitar a intoxicação do solo, contaminação da água, e essa Lei é simples e barata. Ela tem o objetivo de implantar uma forma de coleta seletiva na nossa Cidade”.
Enquanto Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da CMV, preocupada com a situação da saúde no Município e após massificação de campanhas para conscientizar a população sobre a importância em doar sangue, foi sancionada em maio de 2013 a Lei nº 8.467 que propõe a criação do Selo Vida de Responsabilidade Social às Empresas Privadas incentivadoras de doação de voluntária de sangue.
A Lei tem o objetivo de incentivar e envolver empresas privadas e seus colaboradores, visando o reforço do estoque de sangue nos hemocentros da Capital, através da sensibilização a causa e estimulação da responsabilidade social.
“O selo nada mais é do que uma simples forma de incentivar o apoio e conscientizas as pessoas sobre a necessidade de doarem sangue, é uma causa tão nobre”.