Bairro Bonfim recebeu o maior Evento do serviço público e moradores tiveram a oportunidade de resolver várias pendências

2447

Mais dignidade para os munícipes, facilidade de acesso a serviços e diversão para a garotada! Neste sábado (29), das 8h às 13h, o bairro Bonfim recebeu a terceira edição do Vitória com Você, um mutirão de serviços gratuitos que foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, para moradores de toda a Grande Maruípe.

Foram mais de 30 serviços ofertados pela Prefeitura de Vitória, e de parceiros, como a Defensoria Pública, Cesan, EDP e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Nessa edição, a novidade é a participação da Justiça Federal, que atendeu quem tece dúvidas ou reclamações sobre órgãos como a Caixa Econômica, INSS ou os Correios, por exemplo.

Sábado para as famílias do território

Diego Libardi Secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória

“Queremos convidar às famílias do território a participarem desta ação de cidadania. Aqui, as pessoas podem solicitar a Carteira de Identidade, se vacinar e vacinar seus animais, resolver uma série de problemas e se inscrever em programas do município em pleno sábado e sem sair do bairro”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

O secretário garantiu uma manhã divertida, especialmente para as crianças, que contaram com teatro, pinturas temáticas, Transitolândia, atividades educativas e pula-pula.

Na programação, ainda teve esportes, apresentações culturais; música, com a Banda da Guarda Municipal; Feira de Mulheres Empreendedoras, campanhas educativas e distribuição de pipoca e algodão doce.

A expectativa é a de que foi alcançado um público de aproximadamente 2 mil pessoas durante o dia, entre moradores dos bairros da Regional 4: Andorinhas, Bonfim, bairro Da Penha, Itararé, Joana D’Arc, Maruípe, Santa Cecília, Santa Martha, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.

Mutirão de Cidadania
No Vitória com Você, esteve disponíveis serviços rotineiros da Casa do Cidadão, como emissão da Carteira de Identidade (100 senhas), isenção para 2ª via de RG e Certidão de Casamento (20 senhas), orientações sobre direitos do consumidor (Procon), encaminhamento ao mercado de trabalho e Programa Adolescente Aprendiz (Sine), e atendimento do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramsv).

Além disso, os moradores poderam contar com corte de cabelo e curso de automaquiagem.

Confira a lista de serviços abaixo:

Saúde
A Secretaria de Saúde (Semus) esteve presente com vacinação contra Covid-19, Influenza, Poliomielite, Difteria e Tétano adulto, DTP e dTpa, Febre Amarela, Hepatite A e Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWYe Meningocócica C, Penta, Pneumocócica 10 Valente, Polio, Rotavírus, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR) e Varicela.

Também foram realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C. A Semus também orientou sobre a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e saúde bucal.

Quem tem cão ou gato em casa, com 3 meses ou mais de vida, teve a oportunidade de vacinar o seu pet contra o vírus da raiva. Somente animais em tratamento com antibiótico ou anti-inflamatório não puderam ser vacinados.

Meio Ambiente

João Flávio Presidente, prefeito Lorenzo Pazolini e Diretora da unidade de Saúde Thamirys

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) também esteve presente com a exposição sobre Guarda Responsável para Animais Domésticos, ações interativas, por meio do portal InterageVix, e abordagens educativas.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) esteve presente realizando a divulgação e orientação do Ensino Jovens e Adultos (EJA).

As equipes também fizeram o pré cadastro para aqueles que tem interesse em concluir os estudos nas escolas disponíveis.

A partir do pré cadastro, a secretaria vai fará um diagnóstico dos locais e posteriormente entrar em contato com os estudantes para finalizar a matrícula.

Trânsito

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) levou a Transitolândia, com atividades lúdicas e educativas para as crianças. São brinquedos, fantasias, circuitos de trânsito com faixas de pedestres, rotatórias e semáforos, bonecos, que retratam o dia a dia de vias das cidades.

Um simulador também foi usado e o público pode interagir com os técnicos e com agentes da Guarda Municipal, que apresentaram viaturas e equipamentos usados.

Também esteve programadas palestras, e distribuições de brindes e folhetos explicativos com orientação sobre comportamento no trânsito e a necessidade de respeito às leis e a sinalização.

Desenvolvimento da Cidade e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) atendeu ao público com informações sobre cadastro para regularização fundiária, programas habitacionais e o Casa Feliz e Segura.

Segurança

A Guarda Municipal também marcou presença no Vitória com Você.

A equipe de Agentes dos Projetos Sociais realizaram atividades de contação de histórias, roleta educativa, circuitos, oficinas e muita diversão.

A Banda da Guarda Municipal animou o evento. O repertório contou com samba, pagode, MPB e outros ritmos para agradar a todos os gostos.

Fazenda
A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) realizou consultas sobre IPTU e ISS.

Vitória Com Você – Mutirão de serviços gratuitos
Quando: Sábado, dia 29, das 8h às 13h
Onde: na Emef Prezideu Amorim (Rua Dr. Aluísio de Menezes, 220, no Bonfim)
Entrada foi gratuita.

João Flávio Presidente

João Flávio liderança competente do bairro Bonfim

Perguntado sobre os benefícios de um projeto como o Vitória Com Você nas comunidades o presidente da Associação de Moradores do bairro Bonfim João Flávio disse que “ é uma oprtunidade que o poder público está oferecendo aos moradores da nossa comunidade e a gente fica orgulhoso e satisfeito com esse olhar social dessa administração voltada para os menos favorecidos da cidade de Vitória ES, frisou João Flávio.