Botafogo é derrotado pelo Pachuca por 3×0 em Doha, no Catar, na final da Copa Intercontinental, e adia o sonho de conquistar mais um título internacional.

O Botafogo foi derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca, do México, nesta quarta-feira (11), no Estádio 974, em Doha, Catar, pelas quartas de final da Copa Intercontinental.

O Mundial de Clubes passou a ter uma fórmula com mais equipes a partir do momento em que a Fifa começou a realizar a competição. De 2000 até hoje em dia, poucos foram os clubes brasileiros que acabaram caindo antes da grande final do campeonato. 

Os clubes brasileiros que foram eliminados antes da final do Mundial de Clube.

 Em 2010, o Internacional foi o primeiro clube do Brasil a perder uma semifinal da competição da Fifa. O time gaúcho enfrentava na ocasião o Mazembe, do Congo. Na teoria, o Colorado era amplo favorito para enfrentar a Inter de Milão na final, mas não foi o que aconteceu.

Três anos depois, em 2013, foi vez do estrelado time do Atlético-MG acabar caindo precocemente no Mundial de Clubes. Novamente, a equipe brasileira era ampla favorita para a partida, enfrentando o time marroquino do Raja Casablanca.

Palmeiras 0 x 1 Tigres UANL (México) – Mundial de Clubes de 2020

Realizado em fevereiro de 2021, por conta da pandemia da COVID-19, o Mundial de 2020 reservava grandes surpresas. Nas semifinais, Palmeiras e Tigres, do México, se enfrentavam por uma vaga para enfrentar o Bayern de Munique na final do campeonato.

 

Com gol de pênalti de Gignac, no início da segunda etapa, o Tigres passou de fase. O Verdão também perdeu a disputa de terceiro e quarto, nos pênaltis, para o Al-Ahly, do Egito.

Flamengo 2 x 3 Al-Hilal – Mundial de Clubes de 2022

Em 2022, tivemos o último brasileiro a não se classificar para a final do Mundial de Clubes. O Flamengo encarou o Al-Hilal, que começava a mostrar o elenco estrelado que conhecemos hoje, com nomes como Marega, ex-Porto, e Vietto, ex-Atlético de Madrid, na época.

O resultado da partida foi favorável aos árabes, com gols de Al-Dawsari, duas vezes, e Luciano Vietto. Com isso, o time da Gávea teve que enfrentar o Al-Ahly, do Egito, na disputa de terceiro lugar, que venceu pelo placar de 4 a 2.

Hoje o Glorioso estabeleceu outra marca negativa ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da Conmebol Libertadores a não disputar uma semifinal de Mundial, justamente no primeiro ano em que os sul-americanos entraram nas quartas.

 

O elenco alvinegro volta ao Brasil após esta eliminação e entra de férias neste dia 12 de dezembro. A equipe se reapresenta em janeiro para a disputa do Campeonato Carioca.

Ficou nítido a falta de preparo físico de uma equipe brasileira para enfrentar uma equipe asiática ,europeia ou até mesmo de um continente menos forte no futebol, lo Botafogo levou um passeio de 3 a 0 do Pachuca time que está na fase de grupo do Flamengo em fevereiro de 2025 pelo Mundial de clubes.