Denninho apresenta projeto de lei para impulsionar o esporte virtual no ES

2381

Projeto busca impulsionar esporte virtual no estado

 

Uma das medidas é criar selo destinado a organizadores de campeonatos de esportes que atendam a critérios de qualidade, segurança e respeito aos participantes.

Homem de pele clara, cabelos e olhos castanhos, veste terno e fala em microfone

Denninho destaca potencial de competições de esportes eletrônicos para a geração de empregos.

Criar uma lei para incentivar o desenvolvimento dos esportes eletrônicos (eSports) no Espírito Santo. É o que pretende o deputado Denninho Silva (União) com o Projeto de Lei (PL) 580/2023, que tramita na Assembleia Legislativa (Ales). De acordo com dados da pesquisa Game Brasil 2022, 74,5% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos, um aumento de 2,5% em relação aos anos anteriores.

A medida propõe que os eSports sejam reconhecidos oficialmente como uma modalidade esportiva no Estado e define como esportes eletrônicos “a prática competitiva de videogames, que pode ser realizada individualmente ou em equipes, em qualquer plataforma de jogos digitais”.

Outra proposta é a criação do “Selo de Qualidade eSports Espírito Santo”, a ser concedido a eventos e organizações que promovam campeonatos da modalidade e atendam a critérios rigorosos de qualidade, segurança e respeito aos direitos dos participantes. A concessão do selo será gerida por um comitê especial que também deverá ser instituído segundo o projeto.

Vale lembrar que, em 2021, a Lei 11.515 reconheceu o exercício da atividade esportiva eletrônica no Espírito Santo.

Economia

O deputado enxerga a movimentação financeira gerada pelos jogos eletrônicos como uma boa aposta para aquecer a economia capixaba. “O mercado brasileiro de games e eSports movimentou, somente no ano passado, R$ 7 bilhões. Uma estimativa recente da PwC em sua Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia apontou que o valor deve dobrar nos próximos cinco anos, chegando a R$ 13 bilhões em 2026”, argumenta o proponente.

“Os benefícios potenciais incluem a criação de empregos, tanto diretos quanto indiretos, o estímulo à economia local por meio do aumento do turismo e do comércio durante os eventos, a promoção da inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades úteis, como trabalho em equipe, estratégia e pensamento rápido”, complementa o parlamentar.

“A criação do Selo de Qualidade eSports Espírito Santo e o reconhecimento dos eSports como modalidade esportiva são passos importantes nesse sentido. Ao fazermos isso, estaremos alinhados com uma tendência global”, concluiu Denninho.

Tramitação

O projeto já foi lido em plenário e passará por análise nas comissões de Justiça, Ciência e Tecnologia, Turismo e Desporto e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 580/2023