Justiça decreta a prisão do ex PM Walter Mathias que está foragido por ameaças de morte e quebra de medida protetiva

348

O ex policial militar Walter Mathias Lopes está foragido da justiça capixaba desde o dia 09/05/2023 a juíza da 1ª. Vara Especializada em Violência Doméstica Contra a mulher Dra. Brunella Faustini Baglioli.

Izabela Drumond Andrade vítima da covardia de Walter Lopes Mathias, o Neto

Walter Lopes Mathias responde há inúmeros processos criminais na justiça capixaba, foi condenado na organização da greve da polícia militar em fevereiro de 2009, recentemente Walter Lopes Mathias agrediu com uma garrafada Wagner Lira  atual marido da ex mulher Izabela Drumond de Andrade e também por agressões contra Isabela.

 

Walter Mathias Lopes é um dos líderes da direita conservadora capixaba no Espírito Santo, foi condenado há 01’ano e seis meses de reclusão por lesão corporal e agora ameaçou de morte o casal, caso ele fosse condenado.

Walter Mathias fazendo chamada de vídeo para seu filho

Walter Mathias Lopes foi bastante sarcástico com o Oficial de Justiça que ao cita-lo foi tratado de forma arrogante e proferiu ameaças de morte contra o casal e a vítima Izabela Drummond de Andrade.

 

A DECISÃO DA MAGISTRADA

 

1a. VARA ESPECIALIZADA EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E  CONTRA A MULHER- VITÓRIA ES

 

Magistrada

Brunella Faustini Baglioli

 

 Síntese da juíza:

 

O Requerido age de forma inconsequente, agressiva, buscando a todo custo assustar a vítima.

Audacioso, proferiu ameaças de morte através de Oficial de Justiça, passando inclusive a zombar da Justiça.

 

Não demonstra qualquer intenção em cessar a prática de atos ilícitos.

Já possui uma condenação nesta Vara Especializada por descumprimento de medidas protetivas e agressão e ameaças, tendo como vítima a Requerente e seu então namorado (AP n°

0000369-54.2022.8.08.0024).

Sua periculosidade e desrespeito são inegáveis, tendo inclusive ignorado diversas determinações deste Juízo para que esclarecesse a desobediência à ordem de sua participação ao projeto “Homem que é Homem”.

 

Ressalto ainda que ao ser intimado das medidas, o

Requerido foi devidamente advertido das consequências de eventuais descumprimentos, optando por desobedecer a ordem judicial.

 

No mais, há prova da existência da infração penal e fortes indícios de que o Requerido seja o Autor, consoante se vê das declarações prestadas pela vítima junto à autoridade policial. De igual modo, presente o “periculum libertatis”, já que as medidas protetivas aplicadas se revelam, por ora, incapazes de assegurar a integridade física e psíquica da vítima.

 

 Necessário se registrar, outrossim, que o Requerido, em liberdade, representa sério risco à ordem pública, em especial à vítima, e o descumprimento das medidas protetivas que lhe foram impostas revela a sua periculosidade e a ausência de intimidação às ações do Estado.

 

 Por todo o exposto, com fundamento nos arts.312 e 313, III, do Código de Processo Penal e art.20 da Lei

11.340/06, decreto a PRISÃO PREVENTIVA de Walter Matias Lopes. Nos termos da Resolução n° 137 do Conselho Nacional de Justiça, expeça-se o mandado de prisão preventiva, consignando no mesmo o prazo prescricional de 04 (quatro) anos, ex vi do disposto no art.109, do Código Penal. Na forma do Ato Normativo n° 18/2012, promova o Sr.

Chefe de Secretaria o lançamento dos dados referentes ao Requerido no Banco Nacional de

Mandados de Prisão.

Walter Mathias Lopes época da Polícia Militar

Histórico Criminoso

Walter Mathias lopes é um homem altamente nocivo a sociedade, ameaçava sua ex mulher Izabela Andrade com arma de fogo, maus tratos e chantagem com a criança filho do casal, segundo a mãe da criança Izabela Drummond de Andrade.

 

O delegado da Polinter Es irá intensificar as investigações para recapturar o ex pm Walter Mathias Lopes, que poderá ficar uns quatro anos preso atrás das grades,  somando as outras penas já proferidas pela justiça capixaba.