Liesges cria mini desfiles inéditos na Arena Tancredão e Presidente Edson Neto está otimista

123

Neste ano, pela primeira vez, a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIEGES) vai realizar o minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória

As agremiações do Carnaval de Vitória possuem um motivo a mais para estarem com os tamborins já aquecidos e o samba para 2024 na ponta da língua. Neste ano, pela primeira vez, a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIEGES) vai realizar o minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial  Vitória, um projeto inédito na história do carnaval brasileiro e capixaba, o evento  acontece  nesse fim de semana  nos dias 25 e 26 de agosto.

 

Em um local diferente de onde já acontecem os desfiles, o evento vai ser realizado em frente ao Tancredão, em Vitória, próximo ao Sambão do Povo, aonde o presidente Édson Neto apelidou de Arena Tancredão.

 

Com o objetivo de gerar renda e movimentar as agremiações, os ingressos serão comercializados  pelas as agremiações para que cada escola faça da melhor forma que decidir.

 

“Nosso intuito é de movimentar o Carnaval mais cedo e dessa forma fazer girar o financeiro de quem vive dessa arte. Por isso, a gente orienta que as Escolas não façam a comercialização direta dos ingressos, mas trabalhem com estratégia, de acordo com a realidade de cada uma, já que o objetivo é gerar recursos para as agremiações”, explicou o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto.

 

Os ingressos foram distribuídos para as agremiações e as comunidades e a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) ressalta, também, que cada escola terá um espaço para vender comida ou produtos da própria agremiação. O evento pretende movimentar cerca de meio milhão de reais na economia local.

Fonte de renda e oportunidades o mini desfiles pretende movimentar meio milhão de lucros nos três dias

“Nosso carnaval é o terceiro maior do país, o mundo do samba precisava de algo grandioso, a altura do que as escolas apresentam na Avenida.

O minidesfile veio para isso, além de captar recursos e fazer girar a renda da costureira, do maquiador, do ambulante, veio para mostrar que o capixaba merece sentir o arrepio que o Carnaval traz duas vezes no ano”, disse Neto.

TRANSMISSÃO

O ineditismo, em terras capixabas, e a grandiosidade do evento terá visibilidade dentro e fora do estado. O minidesfile será transmitido por três canais no YouTube, para quem quiser acompanhar o pulsar da bateria. Os sambistas poderão acompanhar através do canal da Liesge, de A Gazeta e do site Carnavalesco – que vem do Rio de Janeiro para transmitir o nosso carnaval.

ORDEM DOS DESFILES

Todas as escolas do Grupo Especial vão participar, além delas a Andaraí, que atualmente é do grupo de acesso mas foi convidada a se apresentar. O evento tem previsão de começar as 21h, na sexta-feira, dia 25, e as 20h, no sábado, dia 26. Cada escola terá 30 minutos para se apresentar.

Sexta-feira, dia 25

  1. Andaraí
  2. Novo Império
  3. Boa Vista
  4. MUG

Sábado, dia 26

  1. Pega no Samba
  2. Chegou O Que Faltava
  3. Piedade
  4. Jucutuquara
Presidente da Liesges e Prefeito Lorenzo Pazolini convidam para o Mini desfile

Como será o mini desfile?

A dinâmica dos mini desfiles, de acordo com a Liga, é a mesma de um desfile oficial, mas sem envolver uma competição e sem ocorrer dentro do Sambão do Povo.

As escolas poderão utilizar a oportunidade para trabalharem alguns dos critérios exigidos nas apresentações oficiais, como evolução e harmonia, mas não precisam se preocupar em serem avaliados por jurados neste momento.

Cada agremiação terá 30 minutos para percorrer o Pátio das Alegorias, que tem 80 metros. O número de componentes também será mais enxuto, com até 300 integrantes na avenida.

Além disso, de acordo com a Liga, é obrigatório a presença de baianas, velha guarda, casais de porta-bandeiras e mestres-salas e bateria, além de “pede passagem”, o elemento cenográfico que abre o desfile. Não haverá carros alegóricos.

De acordo com o diretor de carnaval João Filipe Silva Moyses, a ocasião também é importante para conectar os foliões aos sambas-enredo que ecoarão na avenida em fevereiro de 2024, finalizou Joao Filipe.

Enredos/ 2024

1. MUG – Massena: Um Olhar em Aquarela

2. Jucutuquara – Gassho, Caminhos de Sabedoria

3. Chegou – Bravo! Abram-se as cortinas. O Glória em cena

4. Pega – Pérolas do Deserto

5. Boa Vista – Viana Divinamente Brasileira

6. Piedade – Quilombo Piedade

7. Novo Império – Barra de São Francisco

8. Andaraí – As Histórias que Vovó Contava.

Área do Tancredão recebeu transformação para os desfiles

SERVIÇO

 Mini Desfile – das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória 

Dias: sexta-feira, dia 25 de agosto, e sábado, dia 26 de agosto

Local: Tancredão – Avenida Dário Lourenço de Souza, Vitória

Entrada: Os ingressos serão disponibilizados para as agremiações comercializarem