Neste ano, pela primeira vez, a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIEGES) vai realizar o minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória
As agremiações do Carnaval de Vitória possuem um motivo a mais para estarem com os tamborins já aquecidos e o samba para 2024 na ponta da língua. Neste ano, pela primeira vez, a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIEGES) vai realizar o minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial Vitória, um projeto inédito na história do carnaval brasileiro e capixaba, o evento acontece nesse fim de semana nos dias 25 e 26 de agosto.
Em um local diferente de onde já acontecem os desfiles, o evento vai ser realizado em frente ao Tancredão, em Vitória, próximo ao Sambão do Povo, aonde o presidente Édson Neto apelidou de Arena Tancredão.
Com o objetivo de gerar renda e movimentar as agremiações, os ingressos serão comercializados pelas as agremiações para que cada escola faça da melhor forma que decidir.
“Nosso intuito é de movimentar o Carnaval mais cedo e dessa forma fazer girar o financeiro de quem vive dessa arte. Por isso, a gente orienta que as Escolas não façam a comercialização direta dos ingressos, mas trabalhem com estratégia, de acordo com a realidade de cada uma, já que o objetivo é gerar recursos para as agremiações”, explicou o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto.
Os ingressos foram distribuídos para as agremiações e as comunidades e a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) ressalta, também, que cada escola terá um espaço para vender comida ou produtos da própria agremiação. O evento pretende movimentar cerca de meio milhão de reais na economia local.
“Nosso carnaval é o terceiro maior do país, o mundo do samba precisava de algo grandioso, a altura do que as escolas apresentam na Avenida.
O minidesfile veio para isso, além de captar recursos e fazer girar a renda da costureira, do maquiador, do ambulante, veio para mostrar que o capixaba merece sentir o arrepio que o Carnaval traz duas vezes no ano”, disse Neto.
TRANSMISSÃO
O ineditismo, em terras capixabas, e a grandiosidade do evento terá visibilidade dentro e fora do estado. O minidesfile será transmitido por três canais no YouTube, para quem quiser acompanhar o pulsar da bateria. Os sambistas poderão acompanhar através do canal da Liesge, de A Gazeta e do site Carnavalesco – que vem do Rio de Janeiro para transmitir o nosso carnaval.
ORDEM DOS DESFILES
Todas as escolas do Grupo Especial vão participar, além delas a Andaraí, que atualmente é do grupo de acesso mas foi convidada a se apresentar. O evento tem previsão de começar as 21h, na sexta-feira, dia 25, e as 20h, no sábado, dia 26. Cada escola terá 30 minutos para se apresentar.
Sexta-feira, dia 25
Sábado, dia 26
Como será o mini desfile?
A dinâmica dos mini desfiles, de acordo com a Liga, é a mesma de um desfile oficial, mas sem envolver uma competição e sem ocorrer dentro do Sambão do Povo.
As escolas poderão utilizar a oportunidade para trabalharem alguns dos critérios exigidos nas apresentações oficiais, como evolução e harmonia, mas não precisam se preocupar em serem avaliados por jurados neste momento.
Cada agremiação terá 30 minutos para percorrer o Pátio das Alegorias, que tem 80 metros. O número de componentes também será mais enxuto, com até 300 integrantes na avenida.
Além disso, de acordo com a Liga, é obrigatório a presença de baianas, velha guarda, casais de porta-bandeiras e mestres-salas e bateria, além de “pede passagem”, o elemento cenográfico que abre o desfile. Não haverá carros alegóricos.
De acordo com o diretor de carnaval João Filipe Silva Moyses, a ocasião também é importante para conectar os foliões aos sambas-enredo que ecoarão na avenida em fevereiro de 2024, finalizou Joao Filipe.
Enredos/ 2024
1. MUG – Massena: Um Olhar em Aquarela
2. Jucutuquara – Gassho, Caminhos de Sabedoria
3. Chegou – Bravo! Abram-se as cortinas. O Glória em cena
4. Pega – Pérolas do Deserto
5. Boa Vista – Viana Divinamente Brasileira
6. Piedade – Quilombo Piedade
7. Novo Império – Barra de São Francisco
8. Andaraí – As Histórias que Vovó Contava.
SERVIÇO
Mini Desfile – das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória
Dias: sexta-feira, dia 25 de agosto, e sábado, dia 26 de agosto
Local: Tancredão – Avenida Dário Lourenço de Souza, Vitória
Entrada: Os ingressos serão disponibilizados para as agremiações comercializarem