Na sabatina promovida pela A Gazeta e CBN Vitória, o candidato a prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), teve dificuldades em responder perguntas relacionadas aos seus supostos laços com a cidade e ao tempo de moradia na Serra.
Consequentemente, isso gerou um debate sobre se Weverson realmente tem história na cidade ou se é apenas um *”forasteiro”* implantado de última hora pelo atual prefeito da Serra Sérgio Vidigal.
Qual os laços de Weverson Meireles com a Serra?
A colunista de política da A Gazeta, Letícia Gonçalves, lembrou que Weverson Meireles chegou a ser pré-candidato a prefeito de Vitória pelo PDT em 2020.
No entanto, o partido decidiu não lançar a candidatura própria e apoiar Fabrício Gandhi. Inclusive, Weverson chegou a conceder entrevistas como pré-candidato a prefeito de Vitória quatro anos atrás.
Nesse contexto, a jornalista questionou quais são os laços de Weverson com a Serra e há quanto tempo ele mora na cidade.
Na resposta, Weverson foi prolixo, não respondeu de forma direta e usou manobras evasivas, saindo pela tangente. Em resumo, alegou ser um administrador com experiência em gestão pública e que, em 2020, foi convocado pelo PDT para fomentar o debate na capital.
“…Estou neste momento cumprindo o principal papel da minha vida, que é defender esse legado transformador da história da nossa cidade, para que possamos fazer uma mudança segura. Através de um administrador com experiência em gestão pública, para que possamos manter a nossa cidade da Serra no rumo certo, rumo do candidato do prefeito Sérgio Vidigal.” disse Weverson Meireles.
Novamente, qual histórico de Weverson Meireles como morador da Serra?
Sem responder às perguntas diretas da jornalista, Weverson contextualizou que, durante uma entrevista, em 2020, como pré-candidato a prefeito de Vitória, mencionou seu histórico com a capital. Assim, ela voltou a repetir a pergunta sobre qual é seu histórico como morador da Serra.
Novamente, Weverson não respondeu aos questionamentos e contou que seus pais foram um dos atingidos pela tragédia de 1985, no Morro do Macaco, em Vitória, e tiveram que morar com parentes na Serra. “…Meus pais moravam no Morro do Macaco (Vitória) e, na tragédia de 85, tiveram seu barraco levado pela aquela tragédia, pelas pedras e pela chuva. Meu pai foi em busca de uma terra de oportunidades, e foi em busca da nossa cidade da Serra.” disse Meireles.
De forma óbvia, Weverson, que possui 33 anos, disse que nasceu em 1991, mas não esclareceu se, nessa data, seus pais já haviam retornado para Vitória ou ainda moravam na Serra.
Conforme levantamento realizado pelo o Portal REDENEWSGRANDEVITORIA, encontramos um vídeo de propaganda eleitoral publicado em perfil de Weverson no Instagram, onde ele diz que seus pais moravam em Carapina Grande quando nasceu.
Weverson Meireles já morou em Vitória?
A apresentadora da sabatina e âncora da CBN Vitória, Fernanda Queiroz, questionou se Weverson mudou seu título de eleitor para Serra após, há quatro anos, ter sido pré-candidato a prefeito de Vitória. Ele respondeu: “O título de eleitor mudou para Serra, sem dúvida alguma.”
Letícia Gonçalves ainda perguntou diretamente a Weverson se ele já havia morado no bairro Tabuazeiro, na capital. Ele respondeu: “Sim, a minha família, em 85, morava no alto do Tabuleiro, no Morro do Macaco. Em 86, foi para Serra, e ainda temos parentes no bairro. Ainda há vínculo familiar, sim, com o bairro do Tabuazeiro.”
Repercussão após as respostas de Weverson Meireles
Rapidamente após o fim da sabatina, viralizou um vídeo em grupos de WhatsApp com os questionamentos dos jornalistas e as respostas vazias de Weverson sobre seu histórico e tempo de moradia na Serra. Isso gerou um debate nos grupos sobre quanto tempo Weverson já morou na Serra.
É um fato público e notório que Weverson, até alguns anos atrás, residia em Vitória e, inclusive, foi pré-candidato a prefeito da capital. Enquanto essa situação não for esclarecida, os adversários vão explorar ao máximo essa oportunidade para rotular Weverson como forasteiro.
Na humilde opinião do Portal REDENEWSGRANDEVITÓRIA, essa falta de transparência do candidato Weverson Meireles (PDT) em não revelar há quanto tempo ele morou em Vitória e quanto tempo mora na Serra é considerada grave.
A gravidade, vista por este Portal, não está na possibilidade de talvez ser um forasteiro, mas na falta de sinceridade com os eleitores.