Pazolini presenteia 103 unidades da rede de ensino com a moqueca capixaba na semana santa

55

Peixe fresquinho, tomate, coentro, salsa, cebolinha verde, sal, cebola, alho, óleo e colorau. Esses são os ingredientes usados para fazer a tradicional moqueca capixaba. A receita, que faz parte da cultura capixaba, e, claro, faz muito sucesso em todo o estado do Espírito Santo e no Brasil afora, é o cardápio da alimentação escolar de todas as 103 unidades de ensino de Vitória nesta quarta-feira (05).

O preparo começa bem cedo, antes mesmo das crianças e estudantes chegarem às unidades de ensino. A partir das 6h da manhã, as 421 merendeiras que atuam na rede municipal já estavam trabalhando a todo vapor para que, na hora da merenda, a moqueca estivesse gostosa e atrativa, como explica a merendeira Mirian Souza. Ela atua na cozinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé.

“A gente sempre prepara os alimentos com todo o carinho, não só a moqueca, mas sabemos que este é um prato especial e cheio  de significado.

Moqueca capixaba na alimentação escolar de crianças e estudantes de Vitória

Alguns deles provam essa receita pela primeira vez aqui na escola, e isso torna a responsabilidade ainda maior, pois queremos que eles sempre aceitem bem todas as refeições e aprendam a gostar desde pequenos”, disse.

Quando os estudantes chegaram ao refeitório e descobriram qual o cardápio do dia, ninguém quis ficar de fora! Eles foram logo formando as filas, ansiosos para receber o prato farto, colorido e com tempero capixaba. Eles aproveitaram para saborear ao máximo a moqueca e muitos pediram até para repetir a refeição.

Alimentação nota 10

“A moqueca está boa demais, vou até repetir! Eu já tinha provado em casa e gosto muito, e a da escola também está boa demais, nunca pensei que iria ter aqui. Vou lá pegar mais de novo”, revelou o estudante Israel Jesus, do 5º ano.

“Está muito gostoso, comi tudo e vou pedir pra repetir. Que legal que teve moqueca na escola hoje, eu não esperava”, ressaltou o estudante Gilbert Correa, da turma do 3º ano e atendido pela educação especial.

“Nossa, a gente gostou demais, está muito boa. Vamos repetir com certeza, a moqueca está deliciosa, ficamos felizes de ter um prato assim diferente hoje, foi uma surpresa”, contaram com animação as estudantes Rebeca, Ana Alice e Catarina, do 2º ano.

À frente da Coordenação de Alimentação Escolar (Cane) da Secretaria de Educação de Vitória, Mariana Zouain explica que o principal objetivo em oferecer a moqueca no cardápio das unidades de ensino é promover hábitos saudáveis, valorizando a cultura local e oportunizando aos estudantes conhecer a variedade de alimentos.

“O cardápio do mês de abril, em especial próximo à data do feriado de Páscoa, foi pensado para promover a cultura, hábitos regionais da nossa cidade e que fazem parte dessas festividades, garantindo o acesso à variedade, principalmente do peixe, que muitas crianças da nossa rede não têm a oportunidade de consumir”, destacou.