Pesquisa do Instituto Perfil aponta reeleição do prefeito Euclério Sampaio em Cariacica com 54,87%

144

Se as eleições fossem hoje, o prefeito Euclério Sampaio seria reeleito no primeiro turno, conforme pesquisa do Instituto Perfil. 54,87% dos entrevistados disseram que votariam para que o atual chefe do Executivo fosse mantido no poder.

Prefeito de Cariacica Euclério Sampaio

Filiado ao União Brasil, seu nome é seguido pelo do deputado federal em segundo mandato e ex-prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT) com 8,79%. O estudo foi feito a pedido de ES Hoje e o instituto foi às ruas nos dias 12, 15 e 16 de maio, entrevistando 421 moradores da cidade.

Na pesquisa espontânea 5,23% disseram que votariam em Doutor Hélcio Couto – que concorreu em 2020 pelo Progressistas -, 2,85% apontaram Heraldo Lemos e 2,14% em Celia Tavares. Foram lembrados também os nomes de Doutor Motta, Marcos Bruno, Sandro Locutor, Joel da Costa e Saulo Andreon.

ESTIMULADA

Já na estimulada – quando são apresentadas as opções – a mesma pergunta foi feita dando como candidatos os mesmos nomes que concorreram em 2020, quando Euclério Sampaio foi eleito. E o prefeito foi a escolha de 68,65%, seguido Hélcio Couto (4,04%), Célia Tavares (3,8%), Heraldo Lemos (3,33%), Sandro Locutor (2,38%) e Marcos Bruno (1,9%). Os demais – Subtenente Assis, Joel da Costa, Dr.Motta e Saulo Andreon tiveram um percentual inferior a 1%, enquanto 8,55% não responderam ou não souberam, e a opção “outros” foi a opção de 4,51% dos entrevistados.

ANÁLISE

Ao comentar a pesquisa, o diretor do Instituto Perfil, Erasmo Lima, chama atenção para o favoritismo. “Quando passamos para avaliação da disputa em si, propriamente dita, ele desponta mais uma vez. Na espontânea (sem apresentar cartela ou nomes) Euclério, aparece com 54,87 o segundo colocado é deputado federal eleito, Hélder Salomão, com 8,79%. Já na estimulada (com apresentação de cartela em formato de círculo) Sampaio sobe ainda mais indo para 68,65% das intenções de voto”.

Dr. Hélcio, aparece em segundo com 4,04% e Célia é a terceira com 3,8%. “É bom lembrar que nesta condição, o nome do deputado Hélder, não consta na cartela. Num confronto direto com Hélder, cenário também estudado pelo Instituto, Euclério ficou 69,6% contra 17,1% de Hélder”, ressalta.

A pesquisa tem margem de erro de 3,89%, para mais ou para menos, e um índice de confiança de 95%.

Erasmo Lima diretor do Instituto Perfil