Nessa SEGUNDA-FEIRA na câmara municipal de vila velha não tinham professores nem pais de alunos . Apenas diretores escolares defendendo seus cargos e gratificações e funcionários da SEMED defendendo a administração pública. Num cenário desolador , de um lado vereadores com pseudodiscursos de fiscalização e do outro lado vereadores numa necessidade de bajulação.
A Câmara atual em sua maioria apoia a gestão municipal e não quis se indispor para respaldar o vereador proponente da OITIVA sobre a pasta da educação.
Houve pedido de desculpas, elogios e vaias , deboches e nenhuma novidade que pudesse sanar os problemas apontados pelos pais dos alunos . Ninguém defendeu os profissionais da educação. Ali naquele espaço cada um defendia o seu ganha pão. A sessão foi chamada de BEIJA MÃO e PASSA PANO .
Novamente quem perdeu foi a população que fica refém de interesses individuais do poder legislativo e do executivo, em detrimento das demandas coletivas da sociedade e comunidade escolar.
Está para além de ventiladores, mas sim de professores invisibilizados, funcionários terceirizados mal remunerados e os problemas dentro das escolas não solucionados.
Vereadores que não fiscalizam e não cobram melhorias nas áreas da educação, saúde e segurança pública não merecem novo crédito da população. É preciso renovar os espaços de poder, ampliar o diálogo com a comunidade e dar significado ao serviço público e seus agentes concursados. Que 2024 seja breve . Por Luciana Santos..