Com a possibilidade de uma vitória de Lorenzo Pazolini no primeiro turno, o PT se mobiliza para eleger mais vereadores em Vitória

61

Partido Reforça Iniciativas para Ampliar sua Presença na Câmara, Limitada Atualmente a Karla Coser

 

Está muito difícil, pois dependeremos do crescimento de toda a oposição ao atual prefeito ou de uma queda significativa no seu percentual.” A declaração, feita por um filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ocorre a pouco mais de uma semana das eleições municipais, ao analisar o cenário em Vitória, com Lorenzo Pazolini (Republicanos) liderando todas às pesquisas e a disputa e o petista João Coser em um distante segundo lugar nas pesquisas.

 

Karla Coser com o nome e o prestígio do pai na disputa

Os levantamentos indicam a possibilidade de vitória de Pazolini ainda no primeiro turno, no dia 6 de outubro.                        Com 56,9% das intenções de voto para a Prefeitura de Vitória, Pazolini e Cris Samorini têm chances de vencer as eleições de 2024 no 1º turno.

 

A pesquisa foi conduzida pela empresa 100% Cidades e Participações LTDA, em parceria com o instituto Futuro, e publicada pelo jornal Folha Vitória. Realizada entre os dias 18 e 23 de setembro com 600 eleitores, a pesquisa apresenta um grau de confiança de 95%, com uma margem de erro estimada em aproximadamente 4 pontos percentuais para os resultados gerais. O registro da pesquisa é ES-02757/2024.

Diante da estabilidade dos percentuais da oposição a Pazolini, com pequenas variações, o PT tem redobrado esforços para aumentar o número de representantes na Câmara Municipal, onde atualmente conta apenas com a vereadora Karla Coser. Karla tem enfrentado pressões da maioria dos seus colegas, não apenas por ser a única mulher, mas também devido às alianças formadas entre os demais vereadores e o prefeito.

PAZOLINI 56% E POSSIBILIDADE DE VENCER NO PRIMEIRO TURNO EM VITÓRIA

 

Simultaneamente, o partido tem explorado, em suas peças de propaganda eleitoral no rádio e na TV, declarações de apoio de figuras de destaque, como o deputado federal Helder Salomão, o mais votado nas eleições de 2022; a deputada federal Jack Rocha, presidente estadual do PT; a deputada estadual Iriny Lopes; e o ex-deputado José Carlos Nunes, atual secretário de Esportes do governo Casagrande.

Todos eles participam ativamente da campanha de João Coser e de vários candidatos à Câmara, totalizando 14 postulantes.

No cenário político, como já analisado  a previsão é que a Federação Brasil da Esperança, que engloba PT, PV e PCdoB, consiga entre duas a três cadeiras no legislativo municipal. Além de Karla Coser e do vereador Luiz Paulo Amorim (PV), as principais apostas incluem os nomes do Professor Jocelino Junior que na última eleição ficou por menos de 15 votos atrás de Karla Coser, Professor Aguinaldo e Ranieny Ferreira da região da grande Goiabeiras.

RANYERI, LUIZ PAULO E JOCELINO SÃO AS APOSTA DA FEDERAÇÃO

 

Alguns membros mais otimistas do PT vislumbram até quatro vagas, com três representantes do partido e a manutenção de Luiz Paulo Amorim (PV).              Os outros candidatos do PT à Câmara de Vitória são: Ana Paula Guzzo, Silvio Jacaré, Robertinho, Alfredo do Bar, Antonia Alves, Cida São Pedro, Dete Gomes, Gecy Sapateiro, Mel Rosário e Valdomiro Rodrigues. Já pelo PV, concorrem Beth da Vila Rubim, Carlos Eduardo Cajú, Cleo Silva e Fabricio Costa. O PCdoB é representado pelo ex-vereador Namy Chequer e Fernanda Gomes.

Sem contar com a visita do presidente da República, que está focado em campanhas em capitais onde o PT possui maiores chances, João Coser tem exibido na TV e nas redes sociais, na reta final da campanha, uma peça publicitária em que Lula declara apoio ao candidato petista em Vitória. Na última quinta-feira (26), Coser também recebeu o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, para uma reunião com representantes do setor cultural, buscando reforçar o apoio do governo federal à sua campanha.