Dois dias depois de ter faltado ao debate da TV Capixaba, afiliada da Band, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece em primeiro lugar na pesquisa QUAEST, realizada a pedido da TV Gazeta.
A ausência do mandatário foi fortemente criticada pelos seus cinco adversários na disputa pelo comando do Executivo municipal nas Eleições 2024.
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) permanece na liderança na disputa pela Prefeitura de Vitória, com 53% das intenções de voto, de acordo com a segunda rodada da pesquisa Quaest, realizada a pedido da TV Gazeta e divulgada nesta quarta-feira (18).
O mandatário aparecia com 51% no primeiro levantamento, publicado em 28 de agosto, e oscilou 2 pontos percentuais positivamente, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais. Os índices correspondem ao cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados.
Em segundo lugar está João Coser (PT), com 15% das intenções.
O petista oscilou 2 pontos percentuais para baixo, também dentro da margem de erro. No levantamento anterior, aparecia com 17%. A rodada desta quarta-feira é a primeira divulgada após o começo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que teve início em 30 de agosto.
Na sequência do levantamento, aparecem Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que manteve os 8% da pesquisa anterior; Assumção (PL), que tinha 2% e agora aparece com 5%; e Camila Valadão (PSOL), que estava com 7% e oscilou para 4%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados. Du (Avante) não havia pontuado em agosto e agora tem 1%. Com a margem, tem no máximo 4%. Assim, Assumção, Camila Valadão e Du registram empate técnico dentro da margem de erro.
Consórcio Eleitoral
No debate da TV Capixaba, não houve enfrentamento; nenhum candidato adversário de ideologias diferentes estava com os ânimos exaltados, parecia que era um Consórcio Eleitoral com o único intuito de atacar o prefeito Lorenzo Pazolini.