A Nova Orla de Cariacica, assim que inaugurada, será mais um espaço de lazer da cidade para famílias e turistas. A obra seguiu em ritmo acelerado e quando for inaugurada logo mais contará com diversos equipamentos sustentáveis. Os três restaurantes do local e toda iluminação pública ao longo da orla, por exemplo, terão energia solar.
O espaço público será inaugurado hoje dia 27 dezembro de 2023, às 19 hs na região de Porto de Santana, com direito a grande show de drones e queima de fogos de artifício, antecipando a chegada de 2024.
O local contará com três restaurantes com energia solar, passarela suspensa, ciclovia, parque para as crianças, como balanços e escorregadores, academia popular, pista de skate, entre outros equipamentos. O local também contará com banheiros, iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, estacionamento, espaços para exercícios físicos, rampa para barcos, paisagismo, entre outros atrativos. A obra é uma parceria da Prefeitura de Cariacica com o governo do Estado.
Nesta semana, as placas para captação de energia solar foram instaladas. Serão 24 placas de 115mm x 230mm com capacidade de gerar 13,32 kW em cada um dos espaços gourmet. A energia captada será direcionada para atender 100% da iluminação pública ao longo da orla e 40% dos espaços gourmets.
Estrutura
-
- Restaurantes e banheiros modernos e amplos, ambientalmente sustentáveis, com alimentação por energia solar, que possibilitará economia de energia elétrica necessária ao funcionamento das instalações;
-
- Iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, de alta eficiência, garantindo mais economia para a cidade e mais modernidade e sustentabilidade ao empreendimento;
-
- Estacionamentos, ciclovia, calçadão, deques, espaços para a prática de exercícios físicos;
- Preservação da riqueza vegetal do manguezal, com construção conectada com a paisagem. Os deques contornarão a vegetação.
“A Nova Orla foi um presente que eu ganhei depois de quase morrer de Covid”. A declaração é de Marcia Ferreira Barbosa Barcelos, uma dona de casa de 57 anos, moradora de Itacibá desde que nasceu e apaixonada pela cidade.
Esse amor aumenta ainda mais quando ela faz suas caminhadas matinais pelas pistas e passarelas suspensas construídas na nova estrutura, que será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 27 de dezembro.
Cariacica faz parte da vida de Márcia, que era levada pelos avós para a região onde fica a orla desde que tinha 6 anos de idade. “Eu andava por aqui quando era um matagal”, lembra ela, que é casada há 30 anos, mãe de duas filhas, Yzhia Mickelly e Mikaela, avó de uma neta e com um netinho a caminho.
Quando ela passa pela Nova Orla o sentimento é de satisfação por ver sua cidade crescendo, se desenvolvendo e proporcionando qualidade de vida para os moradores. “Eu passei 30 dias numa UTI, desenganada pelos médicos e lutando pela vida. Para mim, é um sentimento surreal poder cuidar da minha saúde caminhando aqui”, comemora.