PESQUISA REVELA VITÓRIA DE LASTÊNIO CARDOSO EM BAIXO GUANDU COM 49% DAS INTENÇÕES DE VOTOS

53386

PESQUISA ELEITORAL EM BAIXO GUANDU APONTA PARA REELEIÇÃO DE LASTÊNIO CARDOSO

 

Pesquisa realizada pelo Instituto  INCONPES referente ao município de Baixo Guandu, divulgada neste sábado (20), aponta para a reeleição do atual prefeito da cidade, Lastênio Cardoso.

 

O levantamento ouviu 500 eleitores nos dias 8 e 9 de julho na Sede do Município e em todos os Distritos do município. O Plano amostral seguiu os dados demográficos do IBGE foi conduzido pelo estatístico Felipe Moreira Martine, responsável por diversas pesquisas no Espírito Santo.

PRÉDIO DA PREFEITURA DE BAIXO GUANDU

 

Lastênio está no Terceiro mandato, tendo sido o primeiro prefeito reeleito em Baixo Guandu e administrado o município de 2005 a 2012. Em 2012 o ex comunista Neto Barros foi eleito Prefeito de Baixo, tendo sido reeleito em 2016 e comandado a prefeitura até 2020. Em 2020 Lastênio foi novamente eleito prefeito e comanda atualmente o executivo municipal.

LASTÊNIO CARDOSO Quase 50% no primeiro Turno estaria reeleito

 

Apresentados os nomes dos candidatos em lista prévia, os resultados apontam para a reeleição de Lastênio Cardoso, que alcança 49% das intenções de voto, contra 25% do ex comunista prefeito Neto Barros (PP) Em seguida, aparece Saulo Bussular (PL) com 5,8% das menções.

Com a apresentação da lista, os indecisos e os que não responderam somam 12,8%. Brancos e nulos somam 8%.

SAULO BUSSOLAR CANDIDATO DO PL

 

 

PESQUISA ESTIMULADA PARA PREFEITO DE BAIXO GUANDU

 

 

Pesquisa Espontânea

 

 

Pesquisa espontânea

Na Pesquisa espontânea não são apresentados os nomes dos candidatos, neste cenário o atual prefeito Lastênio Cardoso (MDB)  tem 45% das intenções de voto, seguido pelo ex COMUNISTA Neto Barros (PP) com 21,4%. Na sequência, vem o empresário Saulo Bussolar (PL) com 4,0% das intenções.

Brancos, nulos ou ninguém formam 6,8% do eleitorado. Os indecisos, os que não sabem e os que preferiram não responder são 22,8% dos guanduenses. Na pesquisa espontânea, não há a apresentação de lista prévia de candidatos.

 

Rejeição: Candidato que não votaria

Quando perguntados sobre em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, os eleitores de Baixo Guandu responderam da seguinte forma: Das três opções apresentadas, a maior rejeição ficou com o ex comunista e ex prefeito Neto Barros (PP), com 19,8% das citações, seguido do atual Prefeito Lastênio Cardoso (MDB), com 14,20% das menções. O empresário Saulo Bussolar(PL)  aparece em terceiro com 12,6% de eleitores que não votariam de jeito nenhum.

O EX COMUNISTA NETO BARROS TEM A MAIOR REJEIÇÃO COM 19,8 DAS CITAÇÕES

SEDE x Distritos

Comparando os dados demograficamente o levantamento aponta para uma Maior vantagem no distritos do atual Prefeito Lastênio Cardoso(MDB), chegando a 61% das intenções de voto na pesquisa estimulada, Seguido pele ex comunista e ex prefeito Neto Barros (PP)  com 21% das intenções de voto, na sequência Saulo Bussular (PL) aparece com 4%. Neste cenário os indecisos e que não responderam correspondem a 16%, Brancos e nulos somam 5%.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO LASTÊNIO CARDOSO

 

 

NA SEDE DO MUNICÍPIO

Na sede o levantamento estimulado também indica a vantagem do atual Prefeito Lastênio Cardoso (MDB), com 46% das intenções de voto, seguido pelo ex comunista e ex prefeito Neto Barros, com 25,5% das intenções de voto. O empresário Saulo Bussular (PL)tem 5,75% das intenções de voto neste cenário.

A Sede do município é composta pelos bairros Centro, Mauá, Rosário, São José, Sapucaia, Valparaíso, Vila Kennedy e os Distritos são Alto Mutum Preto, Ibituba, KM 14 do Mutum, Mascarenhas e Vila Nova do Bananal.

Metodologia

Foram realizadas 500 entrevistas presenciais, nos dias 8 e 9 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais, respeitando os dados demográficos do IBGE e estatísticas eleitorais do TSE. Foram ouvidos eleitores em todos os bairros da sede e distritos do interior do município. A pesquisa tem margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01304/2024 e foi encomendado pelo GRUPO IMPACTUS LTDA. A amostra elaborada pelo estatístico Felipe Moreira Martine seguiu os seguintes parâmetros – SEXO: Masculino: (48%); Feminino: (52%) – IDADE: 16 a 24 anos (12%); 25 a 39 anos: (29%); 40 a 59 anos: (37%); 60 anos ou mais: (22%) – ESCOLARIDADE: Analfabeto e Fundamental Incompleto: (38%); Fundamental completo ou Médio incompleto: (23%); Médio completo ou Superior incompleto: (31%); Superior completo: (8%) RENDA FAMILIAR: Até 2 SM: (53%); De 2 a 5 SM: (35%);

Acima de 5 SM (12%).