CASA DAS ARTES LEVA FUSCALHAÇOS PARA O MÁRIO CYPRESTE DIA 18/05 NO APERTADINHO

1846

Quando o Fusca roxo da Árvore Casa das Artes chega no seu bairro lotado de palhaças e palhaços, não há quem resista a tamanha alegria e diversão! O espetáculo itinerante Fuscalhaços retorna nesta semana com mais uma série de apresentações no município de Vitória, após sua estreia em abril. As apresentações acontecem nos seguintes dias e locais: 16 (quinta-feira), às 19h, em Tabuazeiro; 17 (sexta-feira), às 19h, em Santo Antônio; 18 (sábado), às 16h, em MÁRIO CYPRESTE    e 19 (domingo), às 11h30, no Parque Moscoso. Todas as apresentações são gratuitas e visam levar o circo e as artes cênicas para comunidades periféricas da capital. O projeto, vale lembrar, surgiu ainda sob a pandemia da covid-19 e foi um sucesso. Contemplado pela Lei de Incentivo Cultural Rubem Braga, do município de Vitória, o Fuscalhaço iniciou sua temporada 2024 nos últimos dias 18, 19 e 21 de abril, nos bairros Ilha de Santa Maria (18), Ilha das Caieiras (20) e Jesus de Nazaré (21).

NO MARIO CYPRESTE

A apresentação no Mário Cypreste se deu com o contato da nossa equipe de produção com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mário Cypreste Thór o Pagodeiro do Amor e com o vice presidente Jurandir Pereira.  O local da apresentação do FUSCALHAÇOS no Mário Cypreste será a Praça Luiza Pereira no Apertadinho no Sábado dia 18 às 16 horas.

“É sempre uma ação gratificante cada apresentação”, afirma a atriz/palhaça e coordenadora de Gestão e Produção da Árvore Casa das Artes, Vanessa Darmani, sobre a primeira etapa de apresentações do Fuscalhaços, ocorrida em abril. “O imaginário do Fusca que a maioria de nós temos de algum momento vivido na infância junta-se à chegada do circo na cidade. O espetáculo, além de garantir muito entretenimento, proporciona aos espectadores o acesso ao direito ao riso. Rir nos proporciona saúde e bem estar, por isso rir deveria ser um direito garantido para todos”, completa Vanessa.

 

O Fuscalhaços

“O espetáculo “Fuscalhaços” nasceu da necessidade do Grupo Árvore visitar e levar um respiro de alegria aos moradores periféricos da cidade de Vitória durante a pandemia”, explica Vanessa Darmani. “Na primeira proposta inscrita pelo grupo em 2020, ainda no período pandêmico, o espetáculo em formato de cortejo tinha a intenção de apenas passar em frente às casas por ruas e vielas da cidade abordando os moradores, mas praticando o devido distanciamento. Com o controle da pandemia, a proposta também se modificou e o espetáculo, aprovado na lei Rubem Braga e estreado em 2022, foi um sucesso nas comunidades”, completa Vanessa. Ao todo, foram realizadas 10 apresentações em 2022 nos bairros da Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Morro da Capixaba, São Benedito, Itararé, Goiabeiras, Resistência, Ilha do Príncipe e Jaburu.

Arte na periferia e inclusão social

De acordo com Vanessa Darmani, o grupo Árvore Casa das Artes percebeu que, durante a primeira circulação do Fuscalhaços, quase nunca as comunidades periféricas recebiam visitas de espetáculos teatrais ou de circo. “Muitas vezes isso acontecia por conta das estruturas de cenário e espaços que a maioria dos espetáculos tradicionais demandam, e também por conta dos altos índices de violência que estas comunidades sofrem historicamente, realidade que influencia na decisão de grupos ou produtoras que acabam por propor seus trabalhos em espaços onde há melhores estruturas e alguma segurança”, afirma Vanessa. “Assim, a maioria dos bairros periféricos acabam por não serem contemplados por trabalhos artísticos de artistas de nossa cidade, e por consequência também estes moradores periféricos não acessam o direito à fruição de arte”, completa a artista.

 

Portanto, o Fuscalhaços levará sua caravana de alegria e diversão para 10 apresentações em comunidades periféricas de Vitória entre os meses de abril, maio e junho. Cada comunidade ainda contará com um workshop de circo e teatro com 1h de duração, e uma roda de conversa com o público após o final de cada apresentação. Todas as atividades serão gratuitas.

Calendário de apresentações de maio de 2024

16/05 – quinta-feira
Local: Bairro Tabuazeiro, Av. Coronel José Martins Figueiredo n. 701 (em frente ao Quinturas Lanches)
Horário: 19h

17/05 – sexta-feira
Local: Bairro Santo Antônio – Praça Estela Coimbra
Horário: 19hs

18/05 – sábado
Local: Bairro Mário Cypreste – Rua Servidão Belarmino Guedes- Praça Luiza Pereira (atrás do Sambão do Povo (mais conhecido como Apertadinho)
Horário: 16h

19/05 – domingo
Local: Parque Moscoso – Centro de Vitória
Horário: 11h30

 

THOR X JURANDIR LEVANDO ALEGRIA E DIVERSÃO PARA A COMUNIDADE DO MÁRIO CYPRESTE