‘Rotatória do Ó’ é inaugurada e vai ter teatro, escola de artes e heliponto; saiba como o trânsito vai funcionar na Serra, ES

26

Após mais de três anos de obras, a Rotatório do Ó, em Morada de Laranjeiras, na Serra, na Grande Vitória foi inaugurada no sábado (28). Segundo a prefeitura, a obra é um dos maiores investimentos em mobilidade urbana na cidade, totalizando R$ 68 milhões. O projeto também vai ganhar um teatro, um centro cultural e um heliponto.O anel viário foi totalmente liberado no final de julho e a rotatória vai contar com uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões, que vão ajudar o fluxo para o trânsito local.A ideia é melhorar a circulação principalmente para os bairros Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros.O prefeito da cidade, Sérgio Vidigal (PDT), comentou sobre a importância da obra para a mobilidade urbana, e reforçou que toda a rotatória terá câmeras de videomonitoramento.

Novidades em licitação

 

O Centro Cultural e a Escola de Artes vão oferecer atividades de música, dança, artes plásticas e teatro com capacidade para 700 pessoas. O local terá 2.800 m², além de um centro de eventos.

Por causa da localização estratégica, um heliponto será construído para dar suporte aos hospitais localizados nas imediações.

O projeto do centro cultural ainda está sendo elaborado e após finalizado o custo da obra será divulgado e o projeto vai entrar em fase de licitação.

Como vai funcionar o trânsito

Obra foi entregue para melhorar a circulação no trânsito na cidade — Foto: Reprodução/TV Gazeta

 

Viadutos

Pelos viadutos superiores, é possível acessar os caminhos para bairros como Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Alterosas, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros, e acessam ainda a Avenida Eldes Scherrer com destino à BR-101.

 

Mergulhões

São três passagens que terão o seguinte fluxo:

A passagem inferior 1 vem da Avenida Eldes Scherrer de Souza e possui cinco pistas, sendo duas vias destinadas para o corredor exclusivo de ônibus (mão e contramão) e três vias de mão única exclusivas para os demais veículos.

Essas pistas dão acesso a outras duas passagens inferiores.

A passagem inferior 2 é destinada aos condutores que seguem no sentido Morada de Laranjeiras e terá duas pista de mão única, que fluem para a Avenida Copacabana.

Já a passagem inferior 3 vai ficar com os dois corredores exclusivos para ônibus que vêm da Avenida Eldes Scherrer de Souza e duas pistas para o tráfego comum no sentido Avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Vias exclusivas para ônibus

Os ônibus que saem do Terminal de Laranjeiras e seguem sentido Terminal de Jacaraípe passarão pelo Mergulhão da passagem inferior 3.

Eles vão seguir pela Avenida Central B e vão chegar a uma rotatória próxima à empresa Viminas. Nessa rotatória eles sairão para a direita, sentido Jacaraípe.

Já os ônibus que vêm de Jacaraípe, no sentido ao Terminal de Laranjeiras, deverão pegar a rotatória próxima à entrada da empresa Biancogrês, seguir pela Avenida Central B e acessar, por meio do sistema viário Eldes Scherrer Souza, a Avenida Eldes Scherrer de Souza.

Ciclovias

O sistema viário Eldes Scherrer Souza possui também 3,6 quilômetros de ciclovia. O objetivo é ligar a ciclovia da Avenida Eldes Scherrer com a da Avenida Copacabana, que foi criada com a obra, e integrá-las com a ciclovia que segue para a Avenida Talma Rodrigues Ribeiro.

Quem usa bicicleta diariamente como meio de transporte vai poder fazer o percurso com mais segurança e mobilidade.