ESTUDOS DO CENTRO DE LIDERANÇA APONTAM VITÓRIA COMO A PRIMEIRA CIDADE EM GESTÃO PÚBLICA DO BRASIL

166

Um levantamento feito pelo o Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou a capital do ES, Vitória como o município com melhor funcionamento da máquina pública no Brasil e vocação para receber e atrair novos investimentos.

O levantamento ainda aponta que Vitória, que é considerada a quinta capital mais competitiva do País, além de líder no Espírito Santo.

Para mensurar a pontuação referente à competitividade de cada município, o ranking dispõe de um total de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões, sendo elas: “Instituições”, “Sociedade” e “Economia”.

Prefeito Lorenzo Pazolini trabalho e resultados

Segundo informações divulgadas pela prefeitura do município, Vitória alcançou posições de destaque em diversos indicadores, como o 1º lugar no pilar “Funcionamento da Máquina Pública” e o 4º lugar nacional na dimensão “Instituições”, onde subiu quatro posições desde o último ranking.

Além disso, o município também subiu 37 posições no pilar “Sustentabilidade Fiscal”.

Por fim, na dimensão “Economia”, Vitória também ficou em 4º lugar nacional, sendo o 2º melhor município no pilar “Capital Humano”.

Pazolini gestão marcada por gestos espontâneos

GESTÃO EFICIENTE

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o choque de gestão adotado logo quando assumiu, em janeiro de 2021, o que permitiu que a cidade voltasse a receber grandes intervenções e investimentos.

“Ser mais competitivo significa que o município tem utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Um município competitivo cria mais oportunidades de emprego e renda para os moradores da região. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado, comprovando a eficiência de nossas equipes na promoção de bem-estar social e qualidade de vida para nossos moradores”, comemorou o prefeito.