Chuva de granizo causa estragos em Domingos Martins

64

Moradores de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, foram surpreendidos com uma chuva de granizo na tarde desta sexta-feira (1°). Há relatos de estragos, queda de árvores e também destelhamento de casas por causa das pedras de gelo que caíram do céu.

O fenômeno foi verificado em vários pontos do município e vídeos de moradores de Paraju, Pedra Azul e Ponto Alto foram postados nas redes sociais.

A autônoma Cristiane Bautz contou ao Folha Vitória que a chuva começou por volta de 14h30 e só deu trégua às 16h. Em vídeos gravados por ela, é possível ver as pedras de granizo que atingem telhados de casas e prédios na região de Paraju.

A chuva também teria atingido a região de Ponto Alto, de acordo com ela, mas não houve registro de pedras grandes atingindo nenhum local. Ainda de acordo com a autônoma, diversos vídeos e fotos foram compartilhados entre os moradores do distrito em grupos de Whatsapp e os relatos são de que algumas árvores foram derrubadas pelo temporal. O padeiro Carlos Henrique Kuhn também postou nas redes sociais os transtornos causados pela chuva: vidros quebrados e árvores caídas na altura de Ponto Alto.

INSTITUTO EMITIU ALERTA DE CHUVA DE GRANIZO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas, ventos intensos e queda de granizo para 37 cidades do Espírito Santo, válido até meia-noite desta sexta-feira (01). Dentre as cidades, Domingos Martins.

O instituto alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.