Vândalo apoiador da pré candidata Célia Tavares em Cariacica ataca monumento da Bíblia Sagrada

6583

Simpatizante de pré-candidata à Prefeitura de Cariacica vandaliza Monumento da Bíblia Sagrada e a Nova Orla da cidade.

O vândalo  Victor Souza Soares, que trabalha em uma floricultura de Jardim América, foi flagrado pelas câmeras da Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Defesa Social pichando um dos marcos da fé cristã e espaços de uma das obras mais importantes das últimas décadas.

A  Prefeitura protocolou Representação contra o suspeito na Polícia Civil, pedindo a instauração de um Inquérito Policial.                                                                         Victor pode ser indiciado por dano qualificado.

Nas redes sociais, ele faz propaganda para a professora Célia Tavares, derrotada em 2020 para o atual prefeito Euclério Sampaio, e que teve seu nome aprovado pelo PT para voltar a disputar as eleições deste ano.

EUCLÉRIO SAMPAIO OBRA DE FÉ E DE BONS COSTUMES

A Prefeitura de Cariacica protocolou nesta segunda-feira (29/04) na Delegacia Regional da Polícia Civil do município uma Representação em desfavor de um simpatizante da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores ao cargo de prefeita da cidade, a professora Célia Tavares. Trata-se de Victor Souza Soares, flagrado pelas câmeras da Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Defesa Social pichando o Monumento da Bíblia Sagrada, na descida da Segunda Ponte, em Jardim América, e espaços da Nova Orla da cidade, que atravessa a maior parte da antiga Estrada da Vale até o bairro Porto de Santana.

Na Representação, assinada pelo procurador-geral do Município, Eduardo Dalla Bernardina, a Prefeitura comunica “a ocorrência de ato ilícito, consistente na realização de pichações em equipamentos públicos da Administração Municipal”. No mesmo documento protocolado na Polícia Civil, a Prefeitura anexa imagens (fotos e vídeos) registrados pela Central de Videomonitoramento e chama a atenção para a “semelhança entre as siglas utilizadas na pichação ‘KNBS’ com as siglas utilizadas no endereço de Instagram do suposto autor dos fatos “Vitor.knbs”, que é o mesmo Victor Souza Soares. Ele trabalha num comércio de sua família, a Floricultura Terra Jardim, localizada no bairro Jardim América. As pichações, segundo a Secretaria de Defesa Social, teriam ocorrido entre os dias 25 e 29 de abril de 2024.

O VÂNDALO da Biblia fez Intensa campanha para a professora Célia e atacou o adversário Euclério Sampaio em 2020

O próximo passo da Representação será a instauração de um Inquérito Policial para que a Autoridade Policial possa aprofundar as investigações. Victor será intimado a prestar depoimento e poderá ser indiciado pela prática do crime de dano qualificado, que é o artigo 163 do Código Penal Brasileiro: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Prevê pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

A pichação ao Monumento da Bíblia Sagrada é algo que provoca perplexidade e revolta nos cristões, que têm na Bíblia toda a referência de fé. O monumento “Bíblia Sagrada” foi instalada no início de setembro de 2023, possui três metros de altura, cinco de largura e pesa 1,5 tonelada. A obra utiliza as técnicas de fundição, adição e solda e materiais como resina, grafite, concreto e aço em sua composição. É uma obra do artesão/escultor capixaba Hipólito Alves da Silva, que possui diversas amostras de suas artes espalhadas pelo País, dentre elas, algumas premiadas. É um dos mais renomados artista no mapa cultural capixaba e nacional. Custou pelo valor de R$ 165 mil e teve sua regularidade constatada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

A Nova Orla de  Cariacica foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2023, tendo uma forte urbanização. Lá, foram construídos ciclovia de concreto armado com 2,45 metros de largura e aproximadamente dois quilômetros de extensão; calçadão com 10.800 metros quadrados, com piso de granilite em tons natural, azul escuro e claro, incluindo instalação de 160 bancos de concreto para descanso dos usuários. Nas duas pichações, Victor foge de bicicleta.

No dia 14 de janeiro de 2024, o PT de Cariacica lançou a pré-candidatura da professora Célia Tavares à Prefeitura daquele município.

 

Segundo nota do Diretório Municipal do PT enviada à imprensa, uma plenária do partido aprovou, por unanimidade, o nome de Célia para a disputa majoritária, numa reunião realizada no dia 29 de outubro de 2023. As eleições municipais vão ser em outubro. Em 2020, Célia foi derrotada pelo atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB), no segundo turno: ele obteve 95.356 votos (58,69% dos votos válidos), enquanto ela teve 67.111 votos (41,31%).

Nas redes sociais, Victor Souza Soares, flagrado agora pelas câmeras da Central de Videomonitoramento pichando o Monumento da Bíblia Sagrada e a Orla de Cariacica, fez intensa campanha para a professora Célia e atacou o adversário Euclério Sampaio. Nos últimos três anos, Victor vem criticando a atual gestão municipal com postagens nas redes sociais.